Pular para o conteúdo principal

Gestação do Hamster Anão Russo

A idade ideal para  a reprodução é entre 4 meses para a fêmea e 3 meses para o macho, mas não espere demais, pois eles ficam inférteis entre 12 e 14 meses de vida.

A fêmea entra no cio geralmente de 4 em 4 dias, e o cio dela pode durar de 4 até 24 horas. Quando você perceber que o macho esta rodeando muito a fêmea, e tentando subir em cima dela, ela está no cio. Deixe-os a vontade, e não fique muito em cima pra não assustar eles.

O hamster macho vai tentar várias vezes, até conseguir, ou até a fêmea sair do cio.

Eles tem uma gestação relativamente curta, de apenas 21 dias em media ( A minha teve com 18) e você notará que a fêmea está prenha somente quando ela já estiver com a barriga bem grande que é lá para uns 10 dias, ou seja, na metade da gestação. A cada ninhada nascem em media, 8 filhotes e eles precisarão de cuidados especiais.

Assim que os filhotes nascerem, não toque na femea porque ela fica estressada, e nem mecha na gaiola. Cuidado também para não tocar nos filhotes, pois isso a deixará furiosa (em último caso lave bem uma colher e use para ajudar ela se for muito filhote e ela esquecer algum pra trás.

A alimentação deverá ser rica em proteína, evitando exageros, podendo ser complementada com ovos cozidos, pão molhado no leite, alface, alfafa, mas pelo amor de Deus não coloque tudo de uma vez, é preciso ir variando o cardápio diário. É importante cuidar da alimentação da fêmea, para garantir a produção de leite suficiente para os filhotes.

Um pouco de papel higiênico deverá ser colocado na gaiola, com serragem, para que a fêmea possa preparar o ninho, coisa que ela ja faz desde o nascimento dos bebês. Algumas pessoas costumam colocar algodão, mas isso deve ser evitado porque ele solta muitos fiapos os quais podem enroscar em um membro e até ter que amputar e como não queremos isso NÃO COLOQUE!. Evite também colocar jornal, porque solta a tinta muito fácil (E a tinta do jornal é tóxica para animais então pf tome cuidado).

Oa filhotes crescem muito rápido, duas semanas já estarão de olhos bem abertos e correndo pela gaiola, aí sim, é o momento certo de fazer uma limpeza na gaiola, você poderá pegar um de cada vez e com muito cuidado e após lavar bem as mãos.

Tabela de crescimento dos filhotes

As fotos da tabela são de acordo com o crescimento dos filhotes da minha hamster (Naomi).

1 DIA - os hamsters nascem cegos, surdos, sem pêlo e, como são roedores, com dentes.


3 DIAS - começam a crescer os pêlos muito discretamente.


6 DIAS - a pele já está toda coberta por uma pequena camada de pelo.


7 DIAS - eles já começam a comer pequenas quantidades de comida


12 DIAS - eles já começam a andar pela gaiola, apesar de que os olhos ainda estejam fechados.


16 DIAS - os olhos já estão bem abertos e eles estão bem ativos, andando por toda gaiola


20 DIAS - agora eles mamam com menor intensidade e estão bem mais independentes


28 DIAS - chegou a hora do 'adeus': eles já estão independentes da mãe



35 DIAS - já podem ser vendidos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esquilo da Mongólia ou Gerbil

É  originário de áreas desérticas e semi-desérticas da África e da Mongólia,São animais muito dóceis e de aparência adoráveis. CARACTERÍSTICAS FÍSICAS Eles crescem cerca de 6 ou 7 centímetros contando com a cauda que é coberta por pelos e tem um chumaço na ponta,vivem de 4 a 5 anos. Tem uma coloração bem variada. COMPORTAMENTO Gerbils são animais bem tranquilos no geral sendo mais ativos a noite, a sua interação do dono depende do nível de dedicação que vai dar ao seu bichinho,quanto mais atenção mais proximo de você ele vai ser. São animais que estão acostumados a viver em colônias na natureza então NÃO é recomendável que ele viva sozinho. HABITAT Eu pessoalmente prefiro para o gerbil um terrário,acho que ficam mais livres para correr,cavar (Coisa que amam),se enterrar na serragem e construir seus ninhos,fazendo que a sujeira do lado de fora mesmo com toda essa atividade não exista.Se preferir apostar em uma gaiola lembre que Os gerbils não podem pisar em grades por isso gaiolas c...

Chinchila

A chinchila quase não tem problemas de saúde. Quando doente os problemas mais comuns são de pele, além de diarreias, conjuntivite e pneumonia. . Ela precisa de uma gaiola ampla e que tenha vários andares para ela poder pular e escalar, além de uma casinha para ela descansar. Deve usar feno ou forração na gaiola para o animal não ficar com problemas no futuro. Nada de banhos, ou melhor... Nada de banhos com agua! O animal tem óleos na pele que são muito importantes. O jeito mais usado é o pó usado para hamster e chinchila. Elas comem muito e existem raçoes especiais para elas, mas você tem a opção de dar frutas como complemento alimentar. . A história do pequeno roedor No passado este mamífero viveu em toda a região dos Andes, que abrange Argentina, Bolívia, Chile e Peru. Mas atualmente sua população se restringe a algumas colônias nos mais altos cumes andinos. De acordo com historiadores, o animal foi levado em 1923 para os Estados Unidos, onde se iniciou a criação...